dicasparablogsComo popularizar um Blog divulgando links?
Ok, você botou um Blog e ficou esperando ansiosamente pelas visitas que não chegam, não é? Entra dia e passa dia e você se dá conta de que não adianta apenas postar coisas interessantes e chega à conclusão de que há algo mais nesta difícil arte de se tornar popular na Internet.

Sem falsa modéstia, vou lhe dar o “pulo do gato” nesta coisa medonha de não depender unicamente dos bons humores do Google. Pense bem, você aparece hoje num cenário povoado de milhões de Blogs, alguns tão parecidos com o seu, que aos olhos dos leigos fica parecendo tudo igual.

Então, no meio desta baderna de Blogs pipocando a todo o momento, aos blogueiros safos resta um único caminho: divulgar seu conteúdo nas Redes Sociais, Diggs, Agregadores de Links, etc. Isto porque, mesmo que você fique anos escrevendo bons artigos, terá a decepção de ver eventualmente alguns gatos pingados batendo na sua página, para logo desvanecerem sem deixar vestígios.

A solução para o problema do Blog que ninguém lê é sair na rua e dar a cara para bater. Felizmente para os Blogs pequenos e desconhecidos, inventaram os Sites agregadores de conteúdo que potencializam a visibilidade que você jamais terá com seu trabalho de exército de um homem só.

Sem demagogia e pensando em todos nós, resolvi perguntar ao grande Gilberto “Knuttz” Soares Filho, editor do Uêba, um dos maiores e mais longevos agregadores de links em língua portuguesa, quais são as maiores dificuldades que ele encontra no trabalho do dia a dia de seleção de links para a publicação.

As respostas dele vão responder à grande pergunta normalmente feita pelos blogueiros marinheiros de primeira viagem “Por que meu link não foi publicado?”.

Maiores problemas que impedem a publicação de links nos Agregadores.
Antes que você continue amaldiçoando os editores dos Agregadores Uêba, Ocioso, Linklog, Vagabundeando, Colmeia, Link Ninja, Link-Me. vejamos os problemas que o Gilberto aponta que mais comumente obstaculizam a publicação de links.

1- Hype, hype, hype, hype.
Conteúdos popularescos demais, o que já está publicado em todo lugar não tem graça, exemplos: vídeos da Maísa do Sílvio Santos, capas de revistas de mulher pelada, etc.

2- Falta de referência às fontes.
O eterno problema das fontes. Conteúdo que contenha informação e não apresente fonte. Sou irredutível neste ponto, se há informação, ela veio de algum lugar, eu preciso corroborar para evitar comer mosca. Usar fontes genéricas (só o domínio de um site sem apontar o conteúdo, por exemplo, não adianta). Eu me considero responsável pelas informações que passo aos meus usuários, quando aponto um link com conteúdo errado ou falso (proposital ou não), eu sinto vergonha de tê-lo feito.

3- Descrições de links mal feitas.
Tem gente que manda parágrafo pela metade, descrição absolutamente sem sentido, erros crassos de português, nestes casos só o conteúdo sendo EXCEPCIONAL (assim mesmo com letras maiúsculas), para me fazer reavaliar o link.

4- Em assuntos quentes, quentíssimos demais, leva quem chegar primeiro!
Existe um quarto quesito que é mais difícil explicar. SEMPRE que tem algo muito quente, e novo, muita gente manda. O exemplo mais gritante até agora foi o primeiro trailler de Watchman no final do ano passado. Cerca de 50 ou 60 pessoas mandaram o link para o trailler, mas apenas o primeiro foi publicado, neste caso, se não há nada técnico envolvido e que um site possa apresentar o conteúdo de forma melhor que o outro, é um caso de 'quem chegar primeiro leva'.

As exceções acontecem quando alguém apresenta o conteúdo de forma muito superior a outra pessoa, fazendo uma postagem mais rica em detalhes e links, nestes casos, dentro de uma mesma edição, o melhor post leva.
Gilberto “Knuttz” Soares Filho.

Resolva rápido os seus problemas de qualidade de conteúdo e embalagem e corra para os Sites Agregadores de Conteúdos para conquistar o sonho das milhares de visitas por dia. Abaixo você tem algumas listas de Agregadores e testes de eficiência, porém tenha sempre em mente que nem sempre aqueles mecanismos que dão certo para uns, vão te trazer retorno certo. Tudo é uma questão de experimentar cada um deles e quantificar o retorno, os melhores você abraça e assina em baixo.

20 agregadores de conteúdos Digg-like em Português de Portugal e do Brasil.
Agregadores de Conteúdo da Blogosfera.
Teste DT: Os melhores agregadores de links segundo o Design Tecnológico. 

fonte:Isaias Malta

Nenhum Comentário


Postar um comentário

Pesquisar