Microblogosferas: Enoblogosfera

24 de set. de 2009

Cella Lambrusco

Cella Lambrusco

Existe sério um problema quando tentamos colocar todos os blogs no mesmo balaio de gato, ao mesmo tempo que todos são unidos por pontos em comum, a diversidade entre eles é quase impossível de ser analisada.

Ao mesmo tempo que precisamos de uma denominação que englobe todos os blogs, de maneira que possamos falar sobre os blogs como um todo, precisamo, sempre, nos lembrar que a blogosfera é composta por mini-blogosferas que giram em torno de um tema, estilo ou inúmeras outras coisas.

Sempre tive isso em mente, mas ao pesquisar algum assunto novo, que foge completamente dos assuntos que costumo procurar em blogs, essas diferenças entre as microblogosferas fica ainda mais evidente.

Aprecio, bastante, um bom vinho e estou estudando um bocado sobre o assunto, como todo bom blogueiro, fui pesquisar blogs sobre vinhos. Minha esperança de encontrar algo não era muito grande, mas para minha grata surpresa, existe um grande número de blogs dedicados a vinhos, sejam eles escritos por enófilos ou enólogos,na maioria, são de excelente qualidade.

Membros das microblogosferas são parecidos entre si

Mesmo considerando a projeção que os blogs ligados a blogs e tecnologia alcançaram, não deixam de ser uma microblogosfera e, assim como os diversos membros de outras microblogosferas, possuem muitas características comuns.

Observando a enoblogosfera (microblogosfera que trata de vinhos), podemos achar várias características em comum entre os diversos blogs, entre elas:

  • A maioria, absoluta, se encontra no Blogger.
  • Usam temas padrões e simples.
  • Usam formatação dos artigos que lembram fichas para revistas especializadas.
  • Possuem um linguajar característico e estrutura de texto similares.
  • São bastante detalhistas em suas considerações.
  • Focam, quase que exclusivamente, a degustação de vinhos.
  • São bastante focados em seus nichos.
  • Se agrupam, em entidades similares as que se agrupam na vida real, como por exemplo a Confraria dos Enoblogs.
  • Não rentabilizam seus blogs.
  • Usam ferramentas consideradas obsoletas ou com similares nacionais bem desenvolvidos.

Para entender a blogosfera é necessário entender as diversas microblogosferas.

Para entender o todo é necessário conhecer as partes e as interações entre essas partes, quem se propõe a conhecer bem a blogosfera, seja como blogueiro sobre o assunto, interfaciando empresas e blogs ou mesmo só estudando o fenômeno dos blogs, tem que ter a mente aberta para observar essas microblogosferas e como cada uma se relaciona entre si e com as demais.

Confesso que já fui mais cabeça dura nesta área, simplesmente, ignorando blogs que não seguiam meu padrão de qualidade, mas sempre pesquisando outras áreas de conhecimento para identificar blogs de qualidade fora da microblogosfera de tecnologia.

Confesso, também, que não é das tarefas mais simples encontrar tais blogs, não estou dizendo que eles não existam, com certeza existem, mas achá-los é quase um acontecimento ao acaso. Enquanto estamos sempre tentando fazer com que o maior número de pessoas conheçam e cheguem aos nossos blogs, a maioria das microblogosferas fora do iexo de tecnologia não está nem ai ou não faz a menor idéia de como fazer isso.

Pesquisando a Enoblogosfera vi que existe um potencial enorme a ser explorado e minha mente de empreendedor quase me obriga a fazer algo nesta área de excelente qualidade, mas tão pouco explorada.

Os blogs da Enoblogosfera:

Separei alguns blogs que assinei sobre o assunto, para que tirem suas próprias conclusões:

Nenhum Comentário


Postar um comentário

Pesquisar