Se por algum motivo for preciso excluir algum artigo já postado em seu blog, é preciso saber bem como proceder e evitar sustos para você não perder nada realmente importante. Vou mostrar o processo tanto para blogs criados no Blogger (Blogspot), quanto no Wordpress.

Começo reforçando a importância de sempre fazer um backup completo de seu blog, toda vez que for aplicar mudanças significativas.


Abaixo a descrição de como proceder na hora de excluir artigos em rascunho ou já postados no seu blog. Primeiro para o Blogger e depois para o Wordpress.

Excluindo posts e imagens no Blogger
Entre no painel do Blogger e clique no menu "Postagem" ~> "Editar postagens" para exibir a lista de todos os artigos de seu blog.

editar-post-postagens-blogger
Certifique-se de deixar marcada a opção de exibir todos os posts, como destacado na imagem que seguirá (1.).

Agora procure pelo artigo/post que você quer deletar, excluir, de seu blog. Ao lado de cada artigo, no final da linha à direita onde consta o nome, e até a quantidade de comentários já recebidos, há a opção "Excluir" (2.). Há essa opção até mesmo ao lado dos artigos que são ainda um rascunho (3.) ou que estão programados (4.)

editar-posts-blogger

Clicando no link "Excluir" (2.) você será direcionado para uma página onde poderá visualizar o conteúdo do post em questão, inclusive as imagens nele contidas. Esse é o momento em que você deve decidir se realmente irá excluir o artigo e, depois desse ponto, não há mais volta.

excluir-post-imagens-blogger

Note que você tem a opção de selecionar as imagens que foram aplicadas no post e excluí-las, caso, claro, estejam hospedadas no Picasa Web, que é onde o Blogger coloca todas as imagens de forma padrão.

Por fim, se é o que deseja, clique no botão "Excluir".
Repito: Uma vez excluído o post e as imagens, não há nada que fazer para retroceder e recuperar o que foi apagado, então tenha certeza do que quer e faça backup de tudo.

Excluir posts no wordpress
Acesse o painel do seu blog no Wordpress normalmente. No menu do lado esquerdo, clique em "Posts" ~> "Editar".

posts-editar-wordpress

Aparecerá a lista completa de todos os posts (artigos) já publicados em seu blog, bem como os que estão programados (programados) e os que são apenas rascunho. Quando você passa o ponteiro do mouse sobre a faixa de cada post, aparece um pequeno menu de links, abaixo do título do post.

excluir-posts-wordpress

Aí você verá o link "Lixeira". Clicando nesse link você pode enviar o post desejado para a pasta "Lixo". Isso significa que o post é excluído de seu blog, se já foi publicado, imediatamente, sem revisão.

Um artigo excluído no Wordpress pode ser recuperado posteriormente, pois fica na pasta "Lixo". Lá você tem a opção de desfazer (restaurar) a exclusão ou mesmo eliminar o post por completo (Excluir permanentemente).

excluir-restaurar-post-WP

Volto a lembrar a importância do Backup para evitar acidentes e imprevistos.
Fonte: Ferramentas Blog

Um Comentário:

marcus f matzenbacher disse...

Olá. tem como excluir somente a foto da postagem? Queria por outra no lugar daquela que está lá. Obrigado.


Postar um comentário

Pesquisar