Eu costumo compatilhar com vocês as minhas experiências positivas com este blog, mas hoje vou falar de uma grande besteira que fiz, para que vocês não sigam o mesmo caminho.
Quando eu comecei a blogar (lá vem a velha história…) eu não tinha nenhuma pretensão além de dividir o que eu tinha aprendido “fuçando” no Blogger e nem imaginava como se fazia pra retirar o “blogspot.com” do endereço dos meus blogs.
Quando o DB começou a crescer, eu já até sabia o que era um domínio próprio, mas achei que o “blogspot.com” combinava com o tema do blog – Blogger/Blogspot.

O tempo foi passando e um belo dia eu resolvi que queria ao menos comprar um domínio, pra depois decidir se iria usá-lo ou não…e daí o que aconteceu? O domínio que eu queria estava indisponível. Alguém gostou do nome do blog, foi lá, registrou o domínio e não levou o blog pra frente. Tentei contato com o indivíduo, porém não obtive sucesso.
Pra piorar ainda mais a situação, o Dicas Blogger, hoje, está com um PageRank 6  e continua em segundão no ranking do BlogBlogs (não por muito tempo, eu acho..) Mudar o domínio, nesta altura do campeonato, poderia mais prejudicá-lo do que favorecê-lo, já que todos os backlinks (links de outros blogs) seriam perdidos.
Portanto, meu queridos, se vocês têm objetivos maiores com seus bloguinhos, pensem grande e registrem um domínio próprio imediatamente. É barato, fácil de configurar e vocês serão os donos de suas marcas.




Dizem os entendidos que o ideal é comprar os principais domínios (.com, .com.br,.net e etc), pra evitar que alguém tenha a mesma idéia e registre um site com o mesmo nome.
Vocês devem estar se perguntando: “Ah, pra que você quer mudar o endereço do blog se ele já é conhecido e bem visitado?” Uai, deu vontade (brincadeira). Na verdade ele até é conhecido e bem visitado, mas pode melhorar ainda mais.
Conversei com vários colegas, inclusive autores de blogs do mesmo nicho e todos afirmaram que, além de dar um ar mais profissional, um domínio próprio aumenta o número de visitantes, já que o “blogspot.com” é bloqueado em diversos locais - Campanha Diga não ao bloqueio de blogs. Sem contar que não achei graça nenhuma o fato de, por ingenuidade burrada minha, terem criado um outro blog com o mesmo nome.
Há quem diga que é bobagem se preocupar com PageRank e com o BlogBlogs. Bem, assim que eu tomar coragem pra colocar um dos domínios que sobraram e que eu já comprei, voltarei para contar pra vocês se a aventura foi pra melhor ou pra pior (adoro desafios).
Um outro ponto importante é: usar o Blogger ou o Wordpress? Não posso opinar sobre o que eu ainda não conheço, só sei que em matéria de plataforma gratuita, o Blogger dá um banho no Wordpress.com. Por outro lado, o Wordpress.org – aquele onde é necessário pagar por um serviço de hospedagem - é repleto de funcionalidades que o Blogger (ainda) não tem e os especialistas garantem que, em matéria de SEO, ele é muito melhor.
Está nos meus planos testar a plataforma Wordpress e escrever sobre a experiência.
Pra quem se animou, recomendo a compra do domínio no Uol Host, devido ao excelente serviço de atendimento que eles prestam no Twitter através do @uolhost_sac. E pra quem deseja migrar pro Wordpress, mas morre de medo, indico a Via Hospedagem, do meu amigo Becher. Ele tem uma paciência de Jó com novatos e presta um atendimento bem pessoal.

Um Comentário:

Drinha Dri disse...

Olá, estou pensando em registrar um dominio, no caso se o blog tiver varias paginas (inicio, fale conosco.etc) vou ter que alterar manualmente no HTML ou isso ocorre automaticamente???


Postar um comentário

Pesquisar