Há cerca de 200 milhões de blogs no mundo que trazem os mais variados tipos de conteúdo. Dentre estes, existem vários que desenvolvem postagens com um ótimo padrão, outros que de vez em quando tem postagens de grande alcance e mais alguns que nunca tiveram sucesso nos seus artigos.

É necessário entender que sucesso de um artigo não é apenas quantidade de visualizações de postagens. O sucesso de uma postagem também é medido por opiniões através de comentários que também pode ser medido quantitativamente, pelo tempo que o leitor fica nesta página e o share que tal postagem recebeu, ou seja, quantas vezes foram compartilhada nas redes sociais.

Recomendo: 5 dicas para aumentar as visitas do seu blog usando o Facebook

Uma série de razões podem se tornar um fator importante para suas postagens não terem o sucesso desejado, tais como:
1. Erros tipográficos e gramaticais

A tipografia tem como objetivo principal dar ordem estrutural e forma à comunicação. Para sites e blogs entende-se este termo na composição do layout, fontes, espaçamento, imagens ilustrativas e até cores da fonte e fundo da postagem. Ter uma postagem mal organizada deixará seu artigo confuso e na internet o que as pessoas não querem é confusão na leitura.

Outro detalhe é a gramática. Você não precisa ser um escritor especialista ou um professor de português para se tornar um bom blogueiro. Pelo contrário, um escritor mediano pode ser um blogueiro muito bom. Escrever bem e obedecer algumas regras gramaticais é um pré-requisito necessário que a maioria dos blogueiros deve seguir.

Recomendo: Cuidados com a grámatica em suas postagens

2. Postagens desrespeitosas

Postagens polêmicas são sempre bem-vindas, desde que tenham embasamento real e que não venha ferir os bons costumes. Porém, sempre vejo blogueiros que escrevem artigos com as suas opiniões, mas sem ter nenhum tipo de conhecimento sobre o assunto e que em maioria faltam com respeito em suas críticas no artigo ou nos comentários.

Claro que existem blogs pessoais ou de opiniões que certamente seguem rigorosamente uma ética em seus artigos. Todavia, para outros blogueiros não dar sua opinião particular (se for muito polêmica) é um movimento seguro e recomendável. Mas, acrescentando opinião é uma necessidade e demostra autoridade. Seu pensamento faz o que você é. Porém, cuidado com os termos e com os assuntos!

3. Usar estilo de escrita de bate-papo

O estilo de escrita bate-papo é aquele que a maioria dos usuários de mensagens instantâneas como msn usam. Onde a palavra "você" se torna "vc", "tudo de bom" vira "tdb", "também" transforma-se "tb" e por aí vai.
Outro ponto importante deste tipo de escrita é são os emoticons que também são usados em forma de texto, como este :)

Uma postagem é um meio de informação e informar as pessoas assim não é correto, pois mesmo seu blog sendo de humor ou informal ele precisa transparecer credibilidade e a escrita bate-papo de forma alguma mostra isso.

4. Textos sem nexo

Um erro comum em postagens grandes é a perca da linha de raciocínio no decorrer do texto. Isso pode se tornar um erro fatal para seu conteúdo, pois irá gerar um desinteresse do leitor e certamente ele não voltará a sua página.

Se a postagem for grande recomendo que separe-a em tópicos, assim como fiz neste artigos. Deste modo será mais fácil de se escrever e ler.

5. Pesquisa inadequada

Ninguém espera que você saiba tudo, mas quando você está levando informação, você tem que saber o que di e para isto é necessário pesquisar. Leia quase tudo que você achar sobre o tema. Isso irá abrir a sua mente e desenvolver novas percepções no seu cérebro.

Recomendo: Aprenda a lidar com as críticas no seu blog

Geralmente blogueiros escrevem antes de pesquisar. Na maioria das vezes fazem isso para não "pegar a ideia" de outro escritor, criando assim seu próprio estilo. Mas, como a base de leitores começa a crescer, um único comentário que questiona a sua autoridade, pode ser muito prejudicial para a sua reputação.

Nenhum Comentário


Postar um comentário

Pesquisar