O blogueiro e a vida pessoal

26 de abr de 2012


Cuidar do blog e da vida pessoal não é nada fácil. Quem de nós nunca sentiu aquele sentimento de culpa que ecoou no fundinho do peito por ter deixado algum deles de lado? É um desafio! Pois, para ser bem sucedido em ambos, é preciso muita dedicação e aí é que está o grande desafio do blogueiro. Haja tempo e disposição para cuidar de tudo, não é mesmo? É família, trabalho, estudos, religião, lazer, saúde, e claro, nossos queridos blogs. 
São tantas coisas disputando nossa atenção ao mesmo tempo que corremos o risco de cair em duas situações: ou cuidamos somente do blog e começamos a negligenciar nossa vida pessoal, ou então, esquecemos o blog e cuidamos unicamente das nossas coisas pessoais. Mas como gerenciar nossa vida pessoal e cuidar do blog de maneira saudável? A seguir cito algumas armadilhas que poderão destruir a sua vida pessoal:
1) Negligenciar a Família
Então vamos lá! O que você fez nessa páscoa? Ficou em casa curtindo a família ou se trancou no quarto, aproveitando o tempinho extra para fazer um post? Por aqui já dá pra ter uma idéia de como andam as suas prioridades. Nada mais familiar do que passar datas festivas como Páscoa, Natal, ano novo e aniversário de alguém especial junto com a família. Contudo,  se você está deixando ela de lado para ficar no blog, está havendo uma inversão muito séria de valores. E dependendo da intensidade disto, você pode até ''perder'' sua família.
2) Se Distrair no Trabalho
Acessar o blog no ambiente de trabalho é outro risco. Quem age assim coloca em risco o seu sustento. Somos pagos por nossos empregadores para trabalhar e não para blogar (desde que você não seja um blogueiro autônomo e profissional, que tire unicamente do blog a sua renda). Nossa imagem como profissional pode ser manchada pelos constantes acessos ao blog. Nenhum empregador gosta de ver o empregado se distraindo com outras coisas. Tenha limites!

3) Descuidar-se da Saúde
A saúde é outra área que pode ir para o espaço se não tomarmos cuidado. Quem de nós nunca sacrificou o sono para fazer uma postagem? Eu mesma fiz isso algumas vezes e precisei colocar limites. Sacrificamos nossa noite de sono nos expondo ao cansaço e à fadiga no dia seguinte, somente para cuidar do nosso blog. Alguns deixam de tomar banho e até mesmo de se alimentar corretamente, outros pelo contrário, comem e comem enquanto postam. Resultado? Saúde prejudicada. A consequência pode não ser imediata, mas os efeitos com certeza iremos sentir com o tempo.
4) Relaxar nos Estudos
Para quem estuda, blogar é uma excelente distração. Ficar vagando na internet cuidando do blog e das redes sociais tira qualquer um dos estudos. As notas tendem a cair e os trabalhos a serem entregues na última hora e, detalhe, sem uma boa produção de textos. Muitos, ao escreverem em seus blogs, seguem o ritmo dos trabalhos escolares dos quais fazem apenas cópia dos textos originais. Infelizmente, tenho observado que boa parte desses blogueiros jovens não estão produzindo seus próprios conteúdos. Contudo, diante dessa realidade, não posso deixar de parabenizar aqueles que estudam e produzem seus textos de maneira original.
5) Abandonar o Descanso e a Diversão
E quanto a diversão e descanso? Você está separando momentos para relaxar e descansar? Tem saído pra passear, ir ao shopping, ao cinema, à pizzaria e tantos outros lugares bacanas para se divertir? Ou tá sempre enfurnado em casa blogando? A vida passa. Precisamos tanto de diversão quanto de descanso. Todo ser humano precisa descansar a sua mente para poder produzir com eficiência. Quem quer ter produtividade contínua, tem que se atentar para isso. Do contrário, virá o bloqueio criativo e o blog certamente sofrerá com isso.
A Melhor Alternativa
O ideal é separar um tempo para cuidar do blog. Observe seus horários e veja onde você poderá encaixá-lo de maneira que não prejudique o desenrolar de suas atividades pessoais. Seja ponderado e use o bom senso. Alguns blogueiros têm tempo disponível para blogar todo dia, enquanto outros tem de uma a duas ou três vezes por semana. Eu, particularmente, não posso me dar o prazer de fazê-lo todo dia. O importante é que este tempo seja produtivo e que ele não sacrifique outras áreas.
Enfim, não quero aqui dizer que nossa vida se divide somente nesses aspectos. Mas apenas alertar para alguns cuidados, já que alguns colegas encontram dificuldades nesse sentido. Negligenciar a vida pessoal por causa de um blog não vale a pena. É preciso lembrar que o blog existe mais como um projeto e não como o centro das atenções. Assim, é possível cuidar da vida pessoal e cuidar do blog de maneira saudável. 
Altos e baixos acontecem, algumas dificuldades nos surpreendem com tamanha força que não conseguirmos cuidar do blog por meses, o que é compreensível, apesar de não ser bom para o blog. Mas somos humanos e temos inúmeras necessidades. Nem sempre será possível manter a agenda, mas ter uma vida saudável tanto para nós quanto para o blog é possível, desde que não caíamos nas armadilhas que citei. Acabe de vez com o jogo: vida pessoal versus blog; e seja um blogueiro bem sucedido, saudável e feliz!




Nenhum Comentário


Postar um comentário

Pesquisar